O setor moveleiro registrou a abertura de 2.590 empregos no Rio Grande do Sul em 2021. É um número 140% superior ao de 2020 e o melhor resultado em cinco anos, quando teve início o monitoramento da associação da indústria de móveis, a Movergs.
A venda de móveis foi uma que se destacou na pandemia. Especialmente quando é considerado 2020, o primeiro ano, que teve mais restrições. A mudança de comportamento do consumidor, que ficou mais em casa, trocou de imóvel e gastou com o lar, foi o grande motor dos resultados.
De desafios, houve o aumento dos preços dos insumos, que são usados pelas indústrias em geral, além da disparada do frete marítimo. A perspectiva para 2022 é boa, porém cresce o receio de que a guerra no leste europeu trave a melhora desses obstáculos que prometiam normalização neste ano.
Veja duas notícias do setor dadas pela coluna recentemente:
Ouça a entrevista do programa Gaúcha Atualidade com Rogério Tolfo, assessor econômico da Movergs:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.