Depois de noticiar a iniciativa de uma agência de Porto Alegre de adotar um regime de trabalho de quatro dias semanais, a coluna recebeu a notícia de outras duas marcas que também estão trabalhando com um dia a menos. É a My Pets Laços, de Cachoeirinha, e a consultoria AAA Inovação, que tem escritórios em São Paulo, Curitiba e também na capital gaúcha. Nos três casos — incluindo a agência Shoot — os empresários destacaram o aumento na produtividade e na saúde mental.
— Nosso horário era das 9h às 18h. E eu fiz uma proposta de folgar, também, nas sextas-feiras, e aumentar uma hora nos outros dias. Todas toparam, e isso aumentou muito a produção. Mantivemos salário e teve aumento de produção. Sexta-feira é um dia que posso pegar meu filho na creche, ir ao centro, sem a pressão de estar na empresa. Psicologicamente ficou muito melhor. Começamos a segunda-feira bem — fala André Noronha, um dos sócios do My Pets Laços, que trabalha com acessórios para banho e tosa de animais de estimação.
No atelier que a empresa tem em Cachoeirinha, os cinco funcionários que atuam de maneira presencial e os outros três que estão em teletrabalho trabalham de segunda a quinta-feira desde o ano passado. Um dos motivos que levaram os empresários a tomar a decisão de folgar um dia a mais foi, também, a pandemia.
— A gente passou por essa pandemia, questão de ansiedade aumentou demais. Endividamento também aumentou. Reduzir um dia de trabalho para gente foi muito bom. Não dá apenas para ficar focado no trabalho, mas também no psicológico, no lado familiar. A empresa aumentou, cresceu, e é algo que não pretendo mudar.
Na AAA Inovação, que trabalha com consultoria e projetos de inovação, a jornada de trabalho de quatro dias começou no início deste ano. Chamado de “AAA Reset Day”, a companhia incentiva os times a agendarem suas demandas apenas entre segunda e quinta-feira. A exceção é quando alguma equipe precisa fazer uma entrega ou reunião importante com o cliente. Ao todo, são 28 funcionários fixos, que atuam em teletrabalho, e outros que são contratados para projetos específicos.
— Através de uma metodologia interna pelos controles dos projetos e das horas empregadas, foi possível observar que entregamos exatamente a mesma quantidade de projetos em 4 dias que antes entregávamos em 5 dias. Quando nosso trabalho se estende regularmente às noites, madrugadas e fins de semana, isso pode nos impedir de nos recarregarmos totalmente, e isso não é bom para ninguém, nem para a nossa empresa. Todos nós deixamos de ser criativos e produtivos de forma relevante — fala Juan Pablo Boeira, especialista em inovação e CEO da empresa.
A coluna percebeu que, nos casos que usou como exemplo, os empresários destacaram bastante os processos metodológicos bem definidos para ajudar na adoção de uma jornada de trabalho com menos dias. No caso da AAA, o CEO destacou que utiliza aplicativos específicos de atividades, e os funcionários sequer precisam usar e-mail para se comunicar entre si.
— Percebemos que perdíamos muito tempo respondendo e-mails e perdíamos produtividade tomando decisões a partir de e-mails e grupos de WhatsApp. Usamos e-mails somente para formalizar propostas para clientes e enviar os contratos digitais. E WhastApp somente para questões pessoais. Entendemos ser muito raso fazer a gestão de processos importantes usando e-mail e WhatsApp, onde perde-se facilmente os históricos. No processo que utilizamos, 100% da empresa tem acesso em tempo real a absolutamente tudo que todos estão fazendo e por consequência, todos podem sugerir melhorias.
O aumento de produtividade também foi notado pelo Artur Scartazzini, CEO da Shoot. A coluna noticiou o caso da empresa na segunda-feira (28), chamando bastante atenção dos leitores.
— A verdade é que ninguém produz oito horas por dia no seu melhor. O que a gente fez foi olhar quantas horas a gente estava rendendo e colocou isso condensado em quatro dias. Só que isso não resultou em mais de oito horas, mas sim em seis horas diárias em quatro dias por semana — falou Scartazzini. Confira a coluna completa: Empresa gaúcha adota semana de quatro dias de trabalho sem reduzir salário
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.