Ainda repercute muito em toda a zona sul do Estado – e seguirá reverberando por um bom tempo – a liberação das licenças ambientais para o complexo de energia de R$ 6 bilhões em Rio Grande. Para se concretizar, ainda faltam algumas etapas, especialmente na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A coluna participou, na quinta-feira, de um painel promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Grande e São José do Norte. No evento, percebeu que o entusiasmo é grande para o impacto local do empreendimento, mas muitos empresários da região ainda têm alguma cautela. Há a memória recente do tombo após o cancelamento dos investimentos do polo naval.
Para o atual cenário, a coluna traz dois pontos que considera positivos para que seja, sim, o que vem sendo chamado como a “hora da virada”. O primeiro é que é um complexo de geração de energia, algo que o país está precisando muito e que pode acelerar o andamento do processo do Grupo Cobra na Aneel para o empreendimento sair do papel. O outro é de que não é a estreia da empresa espanhola no Rio Grande do Sul. Ela assumiu a construção de subestações e de linhas de transmissão, já tendo investido R$ 3 bilhões no RS.
Presidente da CDL local, Marcelo Valente mostra confiança também por outro aspecto: não lembra de ter visto autoridades locais – especialmente de Rio Grande e de Pelotas, mas também estaduais – tão unidas para fazer algo dar certo. Há, ainda, outros investimentos no radar, que a coluna trará nos próximos dias.
Ouça entrevistas detalhadas sobre o que está acontecendo na região, no programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.