Termo mais comentado em palestras econômicas na 112ª NRF, aqui em Nova York, a inflação é um desafio das empresas, dos consumidores e dos governos. Assim começou um painel que reuniu economistas para fazerem projeções para 2022 aqui no evento de varejo. Economista-chefe da National Retail Federation (Federação Nacional do Varejo), Jack Kleinhenz destacou as vendas recordes nas festas de Natal, disse acreditar que 2022 será um bom ano, mas enfatiza o impacto da alta dos preços e da ruptura na cadeia de suprimentos, que já provoca falta de produtos nos Estados Unidos.
Os economistas chegaram a discutir sobre a chamada "demand destruction", ou "destruição de demanda". Ela é uma queda insistente na curva de demanda quando há cenários diversos. Entre eles, o de inflação. O entendimento, no entanto, é de que a alta de preços ficará nos bens duráveis, que estão com mais dificuldade de obter insumos e estão sendo mais consumidos pelo norte-americano que voltou a ficar em casa pela Ômicron. Diferente do Brasil, onde a alta de preços está disseminada (e é o que mais preocupa), aqui não se percebe e nem se projeta uma inflação no setor de serviços. Em outra palestra, a Deloitte comentou que projetação uma inflação persistente nos Estados Unidos por um ou dois anos.
Mesmo com a inflação, a riqueza do consumidor cresceu 18,1% ano a ano no terceiro trimestre de 2021 e os consumidores “nunca foram tão ricos quanto são hoje”, disse Kleinhenz. Embora os programas de estímulo do governo provocados pela pandemia estejam “no espelho retrovisor”, o crescimento do emprego e os ganhos salariais em meio à atual escassez de mão de obra continuam a impulsionar a renda e os gastos do consumidor.
- Se há uma lição que aprendemos, é não subestimar a resiliência do consumidor e, portanto, a economia dos Estados Unidos - diz Kleinhenz.
O varejo gera US$ 3,9 bilhões do PIB anual dos Estados Unidos. Além disso emprega 52 milhões de norte-americanos.
Clique aqui para ler tudo da cobertura: NRF
* A coluna Acerto de Contas, do Grupo RBS, está em Nova York para cobrir a 112a. NRF, feira anual de varejo, a convite de Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre. Participa do grupo FFX Experience.