O varejo não tem conseguido engatar altas consecutivas. Depois de crescer 1,7% em outubro, o IBGE divulgou hoje que as vendas caíram novamente no Estado em novembro. Conforme a Pesquisa Mensal de Comércio, a queda foi de 1,2% sobre outubro. Nem a Black Friday foi suficiente para garantir a venda de novembro com crescimento.
Com o recuo, as vendas do varejo gaúcho ficaram em 101,9 pontos, o segundo patamar mais baixo desde março, quando houve a reabertura após o agravamento da pandemia. Nos últimos meses, o efeito da inflação começou a chegar mais forte no comércio, com aumento de preços nas prateleiras, alta de juro e renda do consumidor mais comprometida. Ainda assim, o impacto não tem sido maior porque ainda há consumo represado da pandemia, tem entendido o comércio.
Na comparação com novembro de 2020, o Estado teve um crescimento de vendas de 2,4%. No acumulado de 2021, está com um número positivo de 2,8%. O IBGE também calcula o desempo no varejo ampliado, quando abrange, também, o segmento de veículos e materiais de construção. Aqui, o Rio Grande do Sul também caiu em novembro, 2%.
A pesquisa não divulga o desagregado regional por segmentos, mas no país, cinco das oito categorias avaliadas tiveram queda em novembro. Móveis e eletrodomésticos registraram a maior queda sobre outubro, com -2,3%. Na sequência, tecidos, vestuário e calçados, caindo 1,9%, e combustíveis e lubrificantes, -1,4%. Falando em combustíveis, em relação à novembro de 2020, a queda nas vendas chega a 7,1%, muito pressionada pelo aumento nos preços.
Já nas três categorias com aumento de vendas, hiper e supermercados registraram um acréscimo de 0,9%, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria cresceram 1,2% e outros artigos de uso pessoal e doméstico, 2,2%. No Brasil, o varejo cresceu 0,6% na passagem de outubro para novembro.
— É bom lembrar que o setor de hiper e supermercados tem um peso muito grande, e ele acaba também por influenciar esse fechamento do indicador no campo positivo — fala o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.