Reúso e economia circular ganham espaço entre as discussões e já estão em diversas lojas dos Estados Unidos. Apareceram também com frequência nas palestras da 112ª NRF, feira de varejo aqui nos Estados Unidos. Uma empresa que tem chamado a atenção é a The RealReal, que vende produtos de luxo de segunda mão. A pessoa que quer se desfazer do produto entrega a ela consignado. Se vender, recebe um percentual do valor. Se não, pode pegá-lo de volta.
Com 600 funcionários já, a empresa tem 10 anos e fatura mais de US$ 300 milhões por ano com o e-commerce e as lojas físicas. A estimativa é de que o negócio de luxo movimente uma indústria de US$ 1,5 trilhão ao ano.
Para os reles mortais, os preços são caros, mesmo que para produtos usados. Ainda mais se o consumidor ganhar em reais, mas foi uma das lojas com mais movimento que o nosso grupo de varejistas visitou em uma Nova York de comércio vazio devido ao avanço da Ômicron.
A The RealReal é uma loja que começou online foi para o mundo físico, com a abertura posterior de lojas. A primeira é a unidade do Soho, que a coluna visitou. O gasto médio por cliente na loja física é o dobro da online. Além disso, os pontos de venda atraíram ainda mais interessados em vender seus produtos. Bolsas e joias representam 30% das vendas. As marcas são várias, passando pelas conhecidíssimas Chanel e Prada.
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* A coluna Acerto de Contas, do Grupo RBS, está em Nova York para cobrir a 112a. NRF, feira anual de varejo, a convite de Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre. Participa do grupo FFX Eperience.