Criada em Porto Alegre em 2010, a cervejaria Seasons, que teve sua operação transferida para Santa Catarina e São Paulo em 2020, quando foi adquirida pela Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA), está com planos de voltar a ter atividade produtiva em solo gaúcho. A estratégia, segundo o CEO Gustavo Barreira, surgiu após uma percepção da empresa de que o fim da produção local afastou clientes que já consumiam a marca antes da aquisição.
— Ficou nítido que, quando a gente adquiriu a marca, mas não a fábrica, houve uma percepção de frustração. A gente percebeu que a Seasons ganhou projeção em Estados e lugares onde não operava, mas, por outro lado, acabou desagradando o consumidor fiel. Isso fez com que a gente quisesse ter uma presença mais robusta no Rio Grande do Sul e voltar com atividade produtiva — explica o empresário.
Atualmente, a empresa está trabalhando com duas possibilidades. Uma é de construir um brewpub em Porto Alegre. O nome, em inglês, refere-se a espaços onde a cerveja é produzida, comercializada e consumida ao mesmo tempo. A outra opção é construir uma fábrica mesmo. Neste caso, a preferência seria pela capital gaúcha, mas pode ser em outro local.
— Estamos buscando um parceiro que nos ajude a ser sócio operador, porque temos interesse em fortalecer a marca e ter atividade produtiva em Porto Alegre. A ideia é que seja, talvez, uma operação terceirizada, com parceiros. Não é nada para curto prazo. Mas é um dos temas da estratégicos a serem trabalhados por todo o time — fala Barreira.
Cerveja exclusiva
A empresa lançou, recentemente, uma cerveja em edição limitada vendida somente no Estado. A ideia é, depois, expandir para outros Estados. O resultado foi positivo: todas as unidades foram vendidas, e a bebida esgotou em menos de uma semana.
Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal
A Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal, no qual a Seasons faz parte desde 2020, nasceu em outubro de 2019 com a fusão de duas cervejarias: a Leuven, de Piracicaba (SP) e a Schornstein, de Pomerode (SC). De lá para cá, fez movimentos de expansão, como aquisição de distribuidoras e, também, da marca Seasons. Com isso, focou sua operação em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com a Seasons, exclusivamente, trabalhou no último ano para expandir sua área de vendas para esses outros Estados.
Outro detalhe curioso é que um dos sócios da companhia é Matt Sorum, baterista que já tocou em bandas como Guns N Roses e Motorhead. Com ele, foi criada uma marca de cerveja chamada The Drummer, que hoje é exportada para Califórnia e Miami, nos Estados Unidos.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.