Com a disparada da conta de luz e a chegada do verão, o mercado de geração de energia solar está bastante aquecido. Porém, a coluna recebeu, nas últimas semanas, relatos de empresas que instalam os sistemas de que está em falta um equipamento na CEEE Equatorial. Trata-se do relógio medidor bidirecional, que substitui o convencional para identificar o que o usuário consome da concessionária e o que injeta de sobra na rede.
Diversas mensagens do atendimento da distribuidora foram encaminhadas à coluna. Segundo as respostas, o equipamento está em falta. A fila de espera, que é atendida quando chega algum lote de medidores. A situação foi confirmada pela Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar).
Procurada para saber o motivo e as previsões, a assessoria de imprensa da CEEE Equatorial negou que houvesse falta. Disse, inclusive, que a situação está normalizada. A coluna reforçou o pedido de esclarecimento já que segue recebendo os relatos do setor, mas a empresa disse, novamente, que o atendimento está normal.
"Desta forma, em contextos pontuais e até que se tenha todos os ajustes implementados, alguns serviços poderão ser atendidos fora dos prazos regulamentados, como o caso de instalação de medidores bidirecionais. Atualmente, este serviço, inclusive, já se encontra com atendimento normalizado.", disse em resposta.
A coluna não tem recebido relatos semelhantes para a área da RGE, que é da CPFL Energia e atende também boa parte dos consumidores gaúchos.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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