Empresa de delivery criada em Santa Maria e que hoje tem sede em Santa Catarina, a Delivery Much demitiu cerca de 70 funcionários de diversas áreas, mas principalmente do comercial, marketing, relacionamento e financeiro. O CEO Pedro Judacheski chegou a publicar um texto em sua página na rede social LinkedIn falando sobre as demissões e definindo o dia 3 — quando os desligamentos ocorreram — como um dos dias "que representam mais uma cicatriz na jornada de qualquer empreendedor".
Na sua publicação, Judacheski destacou que o cenário econômico mudou nos últimos meses. Segundo ele, desde o início da pandemia, muitos estabelecimentos viram no delivery a chance de se manterem abertos — e que isso fez com que a Delivery Much crescesse significativamente. Porém, mais recentemente, com avanço da vacinação, voltou a se ter um equilíbrio do consumo presencial e a opção pelo delivery.
"Outros fatores como aumento da inflação e a retomada ainda tímida da economia impactaram diretamente a nossa operação. Isso tudo refletiu na revisão das nossas projeções de crescimento, com necessidade de ajuste na rota para a busca de um maior equilíbrio do negócio neste momento", diz parte da nota publicada pelo CEO (veja na íntegra abaixo).
As demissões representam 25% dos funcionários da empresa. Até então, eram 283 profissionais. Em outubro ainda, a empresa pediu espaço à coluna para divulgar vagas de emprego abertas. Segundo Judacheski, foi contratada uma consultoria especializada para recolocação dos trabalhadores:
"Nosso time de Pessoas está prestando todo o suporte necessário que este delicado momento representa para estes profissionais. [...] Não mediremos esforços para garantir que todos possam, no menor tempo possível, encontrar novos desafios", diz em outro trecho.
A publicação de Judacheski termina com perspectivas futuras. Segundo o CEO, o ajuste permitirá equilibrar e reorganizar o plano de crescimento para os próximos meses e anos. A publicação surpreendeu a coluna, que acompanha casos assim há anos. Não é comum, e a atitude surpreende positivamente. A equipe de comunicação do Delivery Much reiterou que a posição da empresa sobre o assunto é o artigo publicado no LinkedIn pelo seu CEO (leia a íntegra no final da coluna).
Delivery Center
A coluna noticiou recentemente o fechamento de outra empresa de delivery criada em Porto Alegre em 2017 pelo empresário Andreas Blazoudakis. A Delivery Center teve atividades encerradas em diversos locais no país. A informação ocorreu por comunicados enviados a acionistas pelas gigantes do setor de shoppings Br Malls e Multiplan. Ambas investiram na empresa e instalaram unidades nos seus empreendimentos para que operassem as vendas digitais dos lojistas. Aqui no Rio Grande do Sul, a Multiplan é dona do BarraShoppingSul e do ParkShopping Canoas. A brMalls é responsável pelo Shopping Iguatemi Caxias do Sul. Relembre: Criado em Porto Alegre, "shopping de delivery" tem atividades encerradas no país
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Comunicado do Delivery Much
"Um dia difícil na jornada de empreender
Empreender é uma jornada que oferece uma montanha-russa de emoções e sentimentos: da euforia e a expectativa em momentos de subida, crescimento; à apreensão e busca de segurança nos momentos mais desafiadores. Na nossa trajetória de uma década na Delivery Much, da concepção à validação do negócio, entre os primeiros clientes, parceiros, franqueados, foram vários momentos que poderia destacar que representaram os altos e baixos, mas começamos algo do zero e construímos um negócio que hoje impacta milhões de pessoas. Porém, hoje não é um dia fácil – é um, destes, que representam mais uma cicatriz na jornada de qualquer empreendedor –, pois precisamos desligar parte dos nossos 283 colaboradores.
Cenário
Desde o início da pandemia, em que restaurantes, bares e estabelecimentos tiveram que fechar suas portas, foi no delivery que muitos negócios encontraram a chance de se manterem abertos, atendendo seus clientes, mesmo com muitas adversidades. Como uma plataforma que já oferecia esta comodidade a milhares de lojistas em todos os cantos do país, especialmente no interior, experimentamos um crescimento significativo, e assim seguimos projetando por conta da intensa transformação nos padrões de consumo que a pandemia impôs.
Porém, o cenário passou a mudar sensivelmente e nos últimos meses houve um maior equilíbrio do consumo presencial e a opção pelo delivery, com a importante e necessária aceleração da vacinação, que passou a permitir que negócios físicos reabrissem e, atualmente, pudessem operar com uma quase normalidade. Outros fatores como aumento da inflação e a retomada ainda tímida da economia impactaram diretamente a nossa operação. Isso tudo refletiu na revisão das nossas projeções de crescimento, com necessidade de ajuste na rota para a busca de um maior equilíbrio do negócio neste momento.
Ações necessárias
Com o cenário posto, infelizmente comunicamos hoje que aproximadamente 25% dos nossos colaboradores não seguirão conosco. São profissionais de diversas áreas da empresa, sobretudo de Comercial, Marketing, Relacionamento e Financeiro.
Aos que nos deixam, nosso profundo agradecimento pela jornada e por compartilhar entregas, conhecimentos e práticas que contribuíram para o que é, hoje, a Delivery Much. Nosso time de Pessoas está prestando todo o suporte necessário que este delicado momento representa para estes profissionais. Entre as ações que buscam diminuir o impacto estão a contratação e acompanhamento de uma consultoria especializada na recolocação dos profissionais e no suporte neste momento. Não mediremos esforços para garantir que todos possam, no menor tempo possível, encontrar novos desafios.
Aos que ficam, nosso compromisso é de seguir construindo um ambiente de intenso desenvolvimento, crescimento, práticas e desafios, para que possamos superar, juntos, este momento que inspira mais cuidado e atenção.
Perspectivas
O ajuste de rota permitirá equilibrar e reorganizar o plano de crescimento para os próximos meses e anos. Todas as ações realizadas por conta deste momento desafiador buscam impactar o menos possível a operação da Delivery Much no atendimento a todos os estabelecimentos clientes, parceiros e nossos franqueados. Nosso time manterá o canal aberto e contínuo com todos os envolvidos, ampliando os pontos de contatos e dirimindo qualquer dúvida ou questionamento.
Agradeço, novamente, a parceria e o apoio direto dos meus co-fundadores e sócios, investidores, empreendedores dos ecossistemas que pertencemos e, sobretudo, a todos os nossos colaboradores, os que ficam e os que hoje nos deixam. Espero, em breve, voltar a trazer boas e melhores notícias.
Um abraço
Pedro."
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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