A cada temporal, a falta de energia elétrica gera mais transtornos para os gaúchos. No Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, o superintendente da Regional Norte da CEEE Equatorial, Sergio Valinho, falou que a empresa espera reduzir danos nas próximas ocorrências com a poda de árvores e contratação de técnicos. A coluna perguntou ainda sobre o ressarcimento e a comunicação com os consumidores.
Como tem sido feito o ressarcimento na conta de luz dos clientes que ficam sem energia?
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabelece indicadores para cada localidade. Sempre que são violados, o cliente é compensado na fatura do mês subsequente. O descritivo da conta, que mostra consumo, tributos e alguns outros encargos, tem também o quanto foi feito de compensação.
É automático?
É automático e regulado. Não precisa pedir nada. Nós somos, inclusive, fiscalizados pela Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul) e pela Aneel sobre essa compensação.
A dificuldade de contato e de obter previsões é reclamação frequente dos consumidores. Pretendem melhorar essa comunicação?
De fato, já recebemos do consumidor essa encomenda sobre os canais de atendimento. Não está legal. Precisamos melhorá-lo. Temos feito uma série de iniciativas, grupos de trabalho internos para aprimorar o 0800, a assistente virtual Clara e o nosso site. Dar previsões exige adequação dos nossos sistemas para não gerar expectativa e frustrar o consumidor, mas estamos trabalhando para, em breve, poder dá-las.
Ouça a entrevista na íntegra:
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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