O turismo vai gerar 6,25 mil vagas temporárias de trabalho no Rio Grande do Sul para a alta temporada, com contratações de novembro de 2021 a fevereiro de 2022. A expectativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O Estado é o sexto com mais contratações previstas no ranking nacional, liderado por São Paulo.
Para o país, a estimativa é de 81,7 mil empregos temporários. A flexibilização das medidas de isolamento social, resultante do avanço da vacinação contra a covid-19, tem reaquecido o ritmo de atividade dos serviços turísticos. Tradicionalmente, o que segmento que mais contrata é o de bares e restaurantes.
Caso a tendência permaneça, a expectativa é de que o turismo contrate, de forma efetiva, 478,1 mil trabalhadores formais no país. Segundo o IBGE, o volume de receitas do setor avançou 49,1% desde o fim da segunda onda da pandemia no Brasil. E, embora ainda esteja 20,7% abaixo do nível registrado antes do início da crise sanitária, é o melhor resultado desde fevereiro de 2020.
- Embora, durante a primeira onda da pandemia de covid-19, os serviços turísticos tenham ficado mais baratos, apresentando reduções de 6,3% nas diárias de hotéis e pousadas e de 28,5% nas passagens aéreas, por exemplo, nos últimos meses, a retomada da demanda e, principalmente, a evolução de tarifas, como a energia elétrica, vêm pressionando praticamente todos os preços da economia - diz o presidente da CNC, José Roberto Tadros.
Apenas em 2021, a energia elétrica acumulou alta de 24,97% e os gastos com energia representam, em média, 19% dos custos nos serviços de hospedagem e 15% em bares e restaurantes.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.