Aqui do nosso lado, Santa Catarina quer pegar carona nos investimentos que a General Motors (GM) pretende fazer no segmento de veículos elétricos. O governador Carlos Moisés se reuniu com a direção da montadora para tratar do assunto já que a empresa pretende implementar uma política para mudar toda a sua fabricação. No início de 2021, a direção mundial da fabricante havia manifestado a intenção de produzir somente carros elétricos até 2035. É um investimento de R$ 27 bilhões, que inclui suspender a fabricação de veículos a combustão.
O governo catarinense informou que está sendo formado um grupo de trabalho com a GM para planejar e fomentar a mobilidade elétrica no Estado. A ideia é usar a estrutura tecnológica da região para já pensar alternativas simultâneas ao processo.
- Enquanto uma empresa lança o carro elétrico, já tem outra apresentando as oportunidades que podem surgir em outros nichos, as soluções para a cadeia produtiva, como o reuso e a destinação correta de componentes, por exemplo. Essa visão cíclica é fundamental quando buscamos a verdadeira sustentabilidade - disse Carlos Moisés.
Por meio da Celesc, Santa Catarina tem postos de recarga em uma rota que vai do Litoral ao Extremo Oeste. Há um planejamento para estruturar a rede com mais eletropostos. O governo disse ter recebido da vice-presidente da GM na América do Sul, Marina Willisch, a afirmação de que o cenário catarinense é atrativo para parcerias que estimulem a produção de carros elétricos. Segundo ela, o modelo estará consolidado nos próximos 10 anos. A fábrica da GM em Joinville é considerada pela montadora como uma das mais sustentáveis da companhia.
- Parcerias como a que estamos iniciando com Santa Catarina, boas políticas públicas, vão nos ajudar a construir um modelo de mobilidade seguro, livre de gases poluentes e que possa ser cada vez mais acessível - disse a vice-presidente após a reunião.
A General Motors firmou um compromisso de neutralizar suas emissões de carbono por completo a partir de 2040. O direcionamento da produção para carros elétricos faz parte da estratégia. Até 2025, a GM lançará 30 modelos novos totalmente elétricos, com 40% dos modelos vendidos nos Estados Unidos sendo movidos a baterias. A eletrificação da linha demandará atualização de várias fábricas.
Em Santa Catarina, a GM tem uma fábrica que foi quadruplicada em 2019 com um investimento de R$ 1,9 bilhão. Além da produção de motores, o complexo industrial é responsável pela produção de blocos e cabeçotes. Aqui no Rio Grande do Sul, a montadora tem um complexo para produzir carros em Gravataí, na região metropolitana. Recentemente duplicada, a unidade gaúcha ficou parada por cinco meses em 2021 por falta de semicondutores.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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