Empresa especializada na produção de instrumentos digitais para sistemas de automação industrial, comercial e residencial, a Full Gauge Controls vai investir cerca de R$ 27 milhões para construir uma nova fábrica em Canoas. A unidade ficará no Parque Canoas de Inovação (PCI), em um espaço de mais de 30 mil metros quadrados. Ela se somará a outras duas operações da Full Gauge na cidade: uma fábrica de 8,2 mil metros quadrados e um pavilhão no Parque Industrial Jorge Lanner.
Com a expansão, a empresa quer passar de 1 milhão para 4 milhões de peças produzidas por ano. Além disso, prevê contratar 200 novos funcionários. Atualmente, Full Gauge emprega 300 pessoas na cidade. O plano de negócios do novo empreendimento está em análise junto ao Comitê Gestor do Fundo Municipal de Desenvolvimento de Canoas (Fumdecan). A previsão é de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2022.
— Canoas possui uma localização privilegiada. Está próxima do Aeroporto Salgado Filho, conta com os serviços da Trensurb, fora a mão de obra da cidade, que é muito qualificada. A grande maioria dos nossos funcionários mora no município — diz Flávio Perguer, sócio da empresa junto com Antônio Gobbi.
Segundo Gobbi, a Full Gauge vem crescendo de forma expressiva desde 2020. Em 2021, o faturamento até outubro já foi maior do que todo o ano passado. Houve o avanço de 24% no mercado interno e de 66% no mercado externo. Além disso, o faturamento deste ano deve superar R$ 100 milhões.
A Full Gauge Controls foi fundada em 1985. Os componentes digitais que fornece são para soluções de refrigeração, aquecimento, climatização e aquecimento solar. Além da fábrica em Canoas, onde os produtos são desenvolvidos, também conta com um escritório nos Estados Unidos.
Aumento de empresas na cidade
A prefeitura de Canoas registra a abertura de 7.570 novas empresas de janeiro a setembro de 2021. O resultado representa um crescimento de 27% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram abertos 5.954 negócios na cidade, diz a secretária de Desenvolvimento Econômico, Simone Sabin.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.