A fusão de quatro empresas de tecnologia com foco em desenvolvimento de sistemas incluiu uma gaúcha para criar a Codex, que irá atuar na área de agronegócio, energia, saneamento, meio ambiente, entre outras. O negócio envolveu a Codex Remote - que é do Rio Grande do Sul -, as paulistas Imagem Sistemas e Kaffa Mobile e a mineira Vega Monitoramento. Todas tinham atuações em áreas semelhantes, conta Marlos Batista, diretor-presidente da nova empresa.
- Todas elas tinham uma interface próxima de modelo de atuação. Elas atuavam criando plataformas que ajudam, por exemplo, a fazer mapeamento de solo, emissão de licenças, gestão de sistema regulatório de distribuição de energia, rastreabilidade de animais. E aí começamos a ver as nossas projeções de números para o futuro e entendemos que a sinergia fazia muito sentido - explica.
Com a fusão, algumas das marcas vão virar nome de produtos. Como as quatro empresas já tinham forte atuação no setor antes de virarem uma só, a nova companhia já começa, por exemplo, com clientes grandes na área energética. Além disso, destacam o trabalho com prefeituras, que necessitam de sistemas para emitir, por exemplo, licenças ambientais.
O valor movimentado para fusão não foi divulgado. A empresa tem, atualmente, sete escritórios, em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Houston (Estados Unidos). Em solo gaúcho, a operação fica em Porto Alegre e conta com cerca de 70 funcionários. Com a fusão, espera crescer e duplicar o número da equipe em até três anos.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.