A alta da conta de luz faz famílias e empresas buscarem alternativas. A procura mais comum tem sido pela energia solar, mas a eólica também provoca curiosidade. Gerar energia a partir do vento tem já uma caminhada de anos no Rio Grande do Sul. Mas, em geral, são grandes projetos. Recentemente, leitores perguntaram se é possível tornar-se um microgerador de energia eólica, ou seja, instalando equipamentos em casa ou nas pequenas empresas. A coluna fez a pergunta para Elbia Gannoum, presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). Ela disse que há tecnologia, mas o custo é alto. Confira a resposta da especialista:
"A tecnologia existe. Tecnicamente, é possível. Mas não é nada parecido com a energia solar. Primeiro, porque o sol é muito mais bem distribuído no país inteiro, é suficiente para acionar os painéis solares. Aqueles usados nos telhados das casas são os mesmos dos parques de grande porte. Isso permite uma mobilidade e um ganho de escala que é muito diferente da eólica. Esta tem as grandes turbinas, que são para parques de grande porte. E tem as turbinas menores, que são específicas para residências e fazendas. Então, pelo fato de a tecnologia ser diferente, você não tem tantos ganhos de escala. O segundo fator é que a turbina eólica, mesmo a pequena, exige um tipo de vento que você não encontra tão espalhado como o sol. Por essa razão, nós vamos ver sempre, a despeito do desenvolvimento de tecnologia, a solar tomando a frente, por questões de natureza técnica e recursos naturais. Mas temos, sim, a tecnologia. No Brasil, deve ter uns 500 mini aerogeradores funcionando, mas não conseguimos um grau tecnológico que nos permita uma escala para dar acessibilidade ao consumo. Hoje, ela acaba ficando ainda muito cara para os consumidores."
Ouça a entrevista completa no programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.