O Grupo Eneergia, de Porto Alegre, foi uma das 25 startups selecionadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o projeto BNDES Garagem, criado para "acelerar" negócios. A empresa desenvolveu uma ferramenta para analisar dados elétricos - de uma indústria, por exemplo - e avaliar a sua eficiência energética.
Com a conta de luz nas alturas, a coluna pediu ao CEO Rafael Zanardo dicas para economizar energia e ter mais eficiência em casa e na indústria. Algumas são comuns, como desligar a luz ou fazer a manutenção das máquinas para evitar sobrecarga, mas outras podem passar despercebidas:
Para casa:
Ar-condicionado:
- Usar modelos com baixa eficiência ou que não são inverter trazem um consumo até 40% maior.
- Regule o termostato em 23° C para evitar que o "liga e desliga" do aparelho gere picos de consumo.
- Desligue luzes para não aquecer o ambiente, o que exigiria mais do aparelho.
Chuveiro:
- Evite ligar o chuveiro junto de vários aparelhos, pois sobrecarrega a rede.
- Não ligue antes o chuveiro a gás para aquecer a água do banho. Prefira fazer isso com uma torneira, porque gasta menos.
Geladeira:
- Para saber se a borracha que veda a porta está boa, encoste uma folha de papel no batente da geladeira ou do freezer e feche a porta. Em seguida, puxe a folha. Se ela deslizar facilmente, é sinal de que a borracha não está garantindo a vedação. Faça o teste em volta de toda a porta.
Iluminação:
- Limpe lâmpadas e luminárias.
Para indústria:
- Substitua motores antigos de baixo rendimento e com funcionamento intermitente sem acionamento correto.
- Cuide vazamentos de tubulação em ar comprimido dos motores.
- Transformadores subutilizados - em 20% da carga - precisam ser substituídos para medir a eficiência energética no acionamento.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.