A digitalização de uma empresa gaúcha com mais de 60 anos e 305 lojas foi tema das perguntas da coluna na entrevista do programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, com Eduardo Colombo, que assumiu a presidência da Lojas Colombo nesta semana, após o falecimento do avô e fundador da rede, Adelino Colombo:
Como está a participação do e-commerce nas vendas totais da empresa e qual a ideia para o futuro?
O nosso e-commerce já vinha bem estruturado antes da pandemia. A representatividade dele era alta, comparada com o segmento. Já vinha na casa de 26%, 28% antes da pandemia. Hoje, ele está estabilizado já, o nosso setor já é maturado no e-commerce, diferente de outros, como comida, remédios, roupas. Então, quando pegamos os dados nacionais e macro do e-commerce, o crescimento é muito grande. O nosso gira em torno de 33% a 34% de participação, já estabilizou, mas durante a pandemia chegou a representar 48%, 49% das vendas da empresa. A nossa estratégia é nacionalizar o Grupo Colombo via e-commerce. Estrategicamente, estamos com uma capilaridade muito boa fisicamente nos três estados do Sul, e aí vamos intensificar, ainda, com planos de expansão física. Entretanto, na questão nacional, estamos estruturados hoje com e-commerce. Temos um centro de distribuição no Espírito Santo, que atende as regiões sudeste e centro-oeste no Brasil. Na nossa participação de venda hoje, o Rio Grande do Sul representa a maior parte, porque é uma marca muito forte aqui, mas já o Sudeste é o segundo maior mercado no e-commerce e lá não temos loja, não temos tanto investimento em mídia, em marca. Muito mais é a credibilidade que temos. Por isso, fizemos esse CD no Espírito Santo, e estamos agora negociando já, para 2022, a abertura de um novo CD no Recife (PE) para atender Nordeste e Norte.
São quantos centros de distribuição?
Hoje, temos quatro centro de distribuição, um em Porto Alegre, um em Santa Catarina, que veio recentemente com a empresa que compramos na cidade de Palhoça, um em Curitiba (PR) e o do Espírito Santo. Entretanto, a gente tem entrepostos, como em Pelotas, Santa Maria, oeste de Santa Catarina, que são depósitos menores para atender a região das lojas. A área de logística, a gente precisa remodelar. Hoje, nosso segmento está alicerceado em três pilares: qualidade de atendimento, em todo o processo de experiência do cliente, tecnologia e logística. O que vai definir a competitividade no nosso segmento será a agilidade e qualidade da entrega. Estamos remodelando, também, nossa estrutura física de CDs para ter maior agilidade e qualidade de entrega.
Ouça a entrevista para a Rádio Gaúcha:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.