Empresa de Porto Alegre que trabalha com automação comercial, a Pleno KW desenvolveu um terminal de consultas de cotas para free shops brasileiros. O sistema permite que o cliente consulte quanto pode gastar em cada tipo de produto, sem que ultrapasse o permitido pela Receita Federal, que é de US$ 300.
Há restrições de quantidade também. Por exemplo, bebidas alcoólicas têm limite de 24 unidades, com a restrição de 12 unidades por tipo. Já relógios, máquinas, aparelhos, equipamentos, brinquedos, jogos ou instrumentos elétricos ou eletrônicos têm limite de três unidades. Quando os limites ou cotas são ultrapassados, os tributos são aplicados no ato da compra.
A ideia, com o totem, é que o cliente veja quanto ele já comprou e se ainda está dentro da cota, diminuindo o tempo em caixa. Importante destacar que esse terminal não calcula o valor dos impostos caso as compras ultrapassem o limite. O primeiro free shop a receber a novidade é o Brasil Free Shop, de Uruguaiana.
*Colaborou Daniel Giussani
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Francine Silva (francine.silva@rdgaucha.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.