Uma ótima notícia: a General Motors (GM) retomará o segundo turno de produção na fábrica de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. Os trabalhadores da montadora e das sistemistas (fornecedoras instaladas no complexo) começaram a ser chamados no final da semana passada.
São cerca de mil funcionários, que devem retornar ao trabalho no dia 4 de outubro. Eles se somam aos trabalhadores do primeiro turno, que voltaram na metade de agosto. A GM ficou parada por cinco meses devido, especialmente, à falta de peças, como semicondutores. Modelo fabricado na unidade, o Ônix chegou a perder posições no ranking nacional de vendas, do qual era líder.
A coluna confirmou a informação com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (Sinmgra), Valcir Ascari. O sindicalista confirmou os chamados e a data prevista de início. No entanto, ainda não há previsão para a volta do terceiro turno.
Ascari também informou que foi fechado acordo com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do Rio Grande do Sul (Sinmetal) para um reajuste salarial de +10,42% dos metalúrgicos de Gravataí. Foi garantida a reposição integral do INPC, índice de inflação que baliza as negociações das categorias, mas que nem todas têm conseguido alcançar. Fica um pouco acima do IPCA, inflação oficial do país. Esse reajuste não vale para a GM, que tem uma negociação separada com data-base em abril.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe:
Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Francine Silva (francine.silva@rdgaucha.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.