A jornalista Francine Silva colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço.
Com investimento de R$ 500 mil, a agência Siga Turismo se tornou o receptivo oficial da CVC em Porto Alegre e criou mais de 20 roteiros para a Capital. A aposta é no potencial turístico da cidade, que ganhou outras atrações além dos estádios de futebol e dos eventos empresariais, como a Orla revitalizada e as cervejarias do 4º Distrito.
Conforme Miguel Hörlle, um dos responsáveis pela Siga, foram dois anos de preparação e investimento para alcançar o status junto à CVC, maior empresa de turismo do país.
— Foi necessária uma série de adaptações da cultura empresarial para atender o modelo de negócio proposto como atendimento em tempo integral, 7 dias da semana e tarifas fixas anuais. Nossa equipe passou por um treinamento pesado para lançar produtos e planejar os conteúdos — conta.
Hörlle explica que, com a parceria, a agência se torna os únicos operadores de receptivo da CVC, atendendo todas as demandas como roteiros e serviços de transfer, integrando diversos pontos de Porto Alegre que antes se ofereciam de forma isolada.
— Os visitantes contam com uma agência que busca no aeroporto e já oferece um “cardápio” de opções que incluem tanto os atrativos quanto roteiros e transporte desde a porta do hotel — ressalta.
A parceria começou a valer em fevereiro deste ano. Até julho, foram cerca de 20 trabalhos em conjunto:
— E vem crescendo mês a mês. Só em agosto, nossa demanda cresceu 200% em relação ao mês passado — destaca.
Fundada em 2018, a Siga Turismo começou a operar a partir do tour na Arena do Grêmio e, desde então, apostou na Capital como um polo turístico. Segundo Sioni Gonçalves, também responsável pela agência, Porto Alegre começa a ser descoberta como destino e não apenas como passagem. Em 2019, mais de 8 milhões de pessoas utilizaram o Aeroporto Salgado Filho, segundo dados do Boletim Estatístico Municipal de Turismo em Porto Alegre.
— Temos um lago com um lindo pôr-do-sol. Com a revitalização e investimentos que estamos vendo na orla do Guaíba, estamos dando um passo relevante para atrairmos cada vez mais visitantes — considera.
Os principais roteiros da agência exploram as origens da Capital, com a Caminhada Histórica, pelo centro da cidade, quanto o City Tour Futebol, que leva os turistas para visitarem os estádios da dupla grenal. Mas há também o Tour Cervejeiro no 4º Distrito, opções de passeios de barcos, visita ao Cais Embarcadero e até trilhas.
— Em breve lançaremos novos roteiros culturais explorando a região do 4º Distrito, agora pelo viés cultural, através de seus antiquários, galerias de arte, eventos e bares tradicionais e riquíssimos, assim como, com a volta das torcidas aos estádios, colocaremos em operação nossos roteiros Dia de Grêmio e Dia de Inter para que os torcedores possam assistir aos jogos e viver o nosso futebol — antecipam os sócios.
Sobre os valores, as opções de atrativos oferecidos de forma independente variam entre R$ 45 por pessoa até City Tour completo, com transporte no hotel em veículo privativo, que pode chegar até R$ 364 por pessoa. Podem ser feitos de maneira individual, em família, e também em grupos, respeitando os protocolos vigentes.
Após a tormenta.... - Análise da colunista Giane Guerra
Disparado, o setor de turismo esteve entre os que mais sofreram com a pandemia. Com a incerteza e o fechamento da economia, o consumidor desistiu de viajar. Mas a vontade ficou represada. A CVC chegou a perder metade do seu valor de mercado em semanas no ano passado, e os investidores ainda estão cautelosos quanto à recuperação da empresa. No trimestre passado, o prejuízo foi de R$ 175,5 milhões, alto, mas 30% menor do que no mesmo período de 2020. Há poucos dias, o presidente da companhia disse que o turismo está vivendo agora o melhor momento desde o início da pandemia. Segundo ele, a empresa reduziu dívidas e as vendas cresceram no segundo semestre, e as pessoas estão viajando, citando os aeroportos cheios. Realmente, isso está perceptível. Em um primeiro momento, a retomada do turismo ocorreu com foco na proximidade, em destinos que não exigissem deslocamentos grandes e com transporte coletivo. Mas o quadro começa a mudar conforme avança a vacinação e não temos novos fechamentos da economia. E lembrando, claro, que as férias de verão logo estarão por aí.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe:
Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Francine Silva (francine.silva@rdgaucha.com.br)
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