Com o Rio Grande do Sul intensificando a produção de azeite de oliva, políticos e empresários gaúchos se mobilizaram para criar a Frente Parlamentar das Oliveiras, que será instaurada na sexta-feira (24). O objetivo é dar visibilidade à produção feita no Estado e trabalhar por incentivos fiscais, acesso ao crédito rural e suporte técnico, além de habilitar novos produtores, principalmente na agricultura familiar.
A produção de azeite de oliva no Estado atingiu a marca histórica de 202 mil litros em 2021, segundo estimativa da Secretaria da Agricultura. O número é quatro vezes maior que a de 2020, quando ficou em 48 mil litros, e também supera os 198 mil litros de 2019. Saiba mais, na reportagem de Francine Silva: Com safra histórica, RS se transforma em solo fértil para produção de azeite de oliva
Um dos empresários com forte atuação no Estado é o Luiz Eduardo Batalha, maior produtor de azeite do país. Dono do Azeite Batalha, com fazendas em Pinheiro Machado e Candiota, Batalha prepara um projeto de hotel e condomínio de casas em um de seus terrenos. Confira aqui: Maior produtor de azeite do país projeta hotel e condomínio de casas em fazenda de oliveiras no RS
Quem também tem investindo na área é o empresário Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira Rio e do conselho diretor do Recanto Maestro, distrito de Restinga Seca, no centro do Estado. Ele tem apostado na olivicultura na região:
— O cultivo de oliveiras representa uma porta de entrada para diversificar a produção agrícola do Estado, com grande potencial para ser a base de um novo ciclo de desenvolvimento econômico — comenta.
Aliás, Argenta é um dos nomes que lidera a Frente Parlamentar, junto do deputado estadual Beto Fantinel (MDB) e do presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura, Renato Fernandes. Também integram a Frente Parlamentar os deputados: Ernani Polo (PP), Gabriel Souza (MDB), Patrícia Alba (MDB), Clair Kuhn (MDB), Carlos Burigo (MDB), Vilmar Zanchin (MDB), Dalciso de Oliveira (PSB), Ruy Irigaray (PSL), Gilberto Capoani (MDB), Giuseppe Riesgo (NOVO), e os secretários estaduais de Turismo e de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Santini (PTB) e Edson Brum (MDB).
No encontro de instauração da Frente Parlamentar, que será no Recanto Maestro, também haverá a presença de técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que farão apresentação sobre a Produção Integrada Agropecuária — um sistema de produção rural sustentável e certificado, que utiliza a economia para conectar o meio ambiente à produção. Banrisul e BRDE também devem enviar representantes para esclarecer e oferecer apoio às linhas de crédito.
Assista à entrevista que a coluna fez recentemente com Roberto Argenta:
E o azeite de oliva tem um charme enorme, não é mesmo? O advogado gaúcho especialista em Direito do Trabalho Flávio Obino Filho é um dos apaixonados. Ele tem um pomar de 2 mil oliveiras em Sentinela do Sul. Dessas, 600 já estão produzindo. Em 2021, a safra foi de 2,5 toneladas de azeitonas, o suficiente para produzir 250 litros de azeite. Quando todas as árvores estiverem adultas, a expectativa é atingir 40 toneladas de frutos. Leia mais: A paixão de um advogado: um pomar de 2 mil oliveiras para produzir azeite gaúcho
* Colaborou Daniel Giussani
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Francine Silva (francine.silva@rdgaucha.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.