Começa a funcionar em setembro um novo "shopping" em Porto Alegre. Mas diferente da maioria dos empreendimentos do tipo noticiados na coluna, a operação será 100% virtual, ou seja, pela internet. Ele se chamará Clicante.com, criado pelos empresários gaúchos Régis Radin, Rodrigo Etlis e Thiago Bertoletti.
- É diferente de outros marketplaces como Americanas e Magalu, pois o foco são as marcas e não os produtos. Atenderemos todos os tipos de lojistas. Até uma loja de bairro pode ser uma megastore - projeta Etlis, que, além de sócio da Clicante.com, é proprietário da Wall Street Poster.
Funcionará assim: as marcas e empresas poderão se cadastrar para venderem seus produtos pela plataforma. A partir disso, a loja já será criada dentro do site da Clicante.com. Toda a operação de comercialização acontece dentro do site. Os lojistas não precisam pagar mensalidade para expor seus produtos, mas é cobrada uma taxa de 10% sobre o produto vendido. A ideia, segundo os empresários, é que cada cidade tenha sua própria Clicante.com, com produtos e marcas locais.
- Quando você abre um site e faz uma compra, que às vezes demora 15 dias para chegar, você acaba comprando de São Paulo, Minas Gerais e outros Estados. Com o Clicante.com, você vai comprar da loja da sua cidade e recebe o produto em até quatro horas - explica Radin, que também é diretor fundador da Supercâmbio.
A plataforma prevê, para o primeiro ano de funcionamento, mais de mil lojistas cadastrados e mais de 200 mil vendas. A operação começa por Porto Alegre, mas quer expandir para mais capitais do Brasil nos próximos dois anos. A Clicante.com demorou cerca de 12 meses para ficar pronta. Empresas já podem se cadastrar para anunciar seus produtos. Para o público, o lançamento será em setembro. O valor do investimento não foi divulgado.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Francine Silva (francine.silva@rdgaucha.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.