Foram abertas 124.338 empresas no Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2021. O número representa um crescimento de 47% na comparação com os primeiros seis meses de 2020, quando foram registradas 84.655 novas operações. Os dados foram consultados pela coluna nas estatísticas da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Rio Grande do Sul.
Novamente, o destaque vem dos microempreendedores individuais. Sozinhos, eles somaram 101.490 registros, também 47% acima do mesmo período do ano passado. Em volume, eles sempre representam mais registros desde que o regime tributário simplificado foi criado há 10 anos. O chamado empreendedorismo por necessidade também cresce em tempos de crise, já que o MEI é uma boa alternativa de formalização. Com ele, o empreendedor tem acesso a benefícios sociais e pode emitir nota fiscal.
Apenas a modalidade de Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) teve queda, com 1.570 registros em 2021 contra 1.746 do mesmo período do ano passado. As demais cresceram: Empresário, com 5.340 aberturas; Limitada (LTDA), com 15.845; Sociedade Anônima (SA), com 46; e Cooperativa, com 22.
Coluna Giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.