Mais de 50 empresários confirmaram presença no almoço com o presidente Jair Bolsonaro marcado para este sábado (10) em Porto Alegre. A coluna conversou com alguns convidados. Entre eles, Claudio Goldsztein, que é do conselho da Associação da Classe Média (Aclame) e também participou da organização do evento e informou que o encontro foi marcado a partir de um pedido do Ministério da Economia.
A previsão é de que ao chegar no local, a Casa NTX, Bolsonaro receba apoiadores e também um grupo do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que estará pilchado, claro. Depois, irá para o almoço que tem, no cronograma, a fala de alguns líderes empresariais antes da manifestação do presidente da República. Segundo Claudio Goldsztein, a ideia é abordar pautas ligadas a mercado, economia e negócios.
Segundo pessoas ouvidas pela coluna, há a expectativa forte de que se fale das reformas administrativa, considerada prioritária pelo empresariado, e tributária, cuja segunda parte enviada pelo governo federal ao Congresso tem gerado descontentamento de entidades setoriais. Por enquanto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, não confirmou presença. No entanto, irão outros integrantes da pasta. Pleitos específicos locais podem entrar na pauta do encontro, mas os empresários não sabem ainda se haverá oportunidade para abordá-los com o presidente.
A organização informa que haverá protocolos de distanciamento entre as mesas e cada uma terá, no máximo, seis pessoas. Enfatiza que o espaço é amplo e a ocupação será bastante limitada. O uso da máscara é recomendado para circulação, sendo dispensado para comer. Aliás, o cardápio terá churrasco.
E o "dress code"? Claudio Goldsztein diz que será informal.
- Não tem muita formalidade. Tenho dito para o pessoal que deve ser calça jeans e jaqueta de couro já que o presidente estará chegando de um passeio de moto - descontrai o empresário.
O chefe do Executivo federal deve chegar à Capital por volta das 10h, de helicóptero, vindo da Serra, onde terá compromissos em Caxias do Sul e Bento Gonçalves a partir das 14h desta sexta-feira (9).
Coluna Giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.