Será publicada nos próximos dias a lista dos credores da recuperação judicial da Educação Metodista, grupo de ensino que é dono do IPA e do Colégio Americano. No total, são 10 mil credores indicados, segundo João Medeiros Fernandes Jr., sócio da Medeiros & Medeiros Administração Judicial, responsável pelo processo.
Determinado pela Justiça, o procedimento é parte do processo de reestruturação. Após a publicação oficial, os credores terão 15 dias para enviar a documentação pelo site administradorjudicial.adv.br. Eles podem se manifestar em relação ao valor indicado ou solicitar a inclusão no grupo. Uma lista prévia já está no site da administradora judicial, explica Medeiros:
- Esse procedimento deve ser feito inteiramente pela via administrativa, evitando a intervenção do Judiciário para a organização dos créditos.
A Educação Metodista foi criada em 1881. Desde 2015, enfrenta dificuldades financeiras com crises econômicas e a mudança no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), agravadas com a pandemia, diz o grupo de ensino. A dívida soma R$ 500 milhões, e o plano de recuperação judicial foi protocolado no final da semana passada. Ontem, a coluna noticiou que ativos no Rio Grande do Sul estão à venda: Venda de quatro imóveis no RS entra no plano de recuperação do grupo dono do IPA e do Colégio Americano
Em entrevista à coluna ainda em abril, diretores da instituição garantiram que as unidades do Rio Grande do Sul seguirão em funcionamento mesmo na recuperação judicial, ou seja, não haverá o que o setor empresarial chama de "descontinuidade". Apesar de a sede ser em São Paulo, a presença no Rio Grande do Sul é forte. Atualmente, ela tem seis operações aqui no Estado, que ficam em Santa Maria, Porto Alegre, Passo Fundo e Uruguaiana:
- Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (IPA) - Ensino Superior
- Faculdade Metodista Centenário / Santa Maria
- Colégio Metodista Americano / Porto Alegre
- Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo (IE)
- Instituto Metodista Centenário (IMC) / Santa Maria
- Instituto Metodista de Educação e Cultura (IMEC) / Uruguaiana
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.