A Petrobras anunciou redução de preço médio da gasolina nas refinarias. A diminuição levará o litro a R$ 2,53 a partir deste sábado (12). O corte será de cinco centavos, ou seja, de cerca de 2%. Na parcial de 2021, a gasolina subiu 37,5% nas refinarias e o diesel aumentou 34,1%. O diesel não terá alteração.
A última redução tinha ocorrido no início de maio e foi a primeira mexida de preços após ter assumido o novo comando da estatal. A queda de hoje, no entanto, surpreendeu. Pelo cruzamento dos preços com o Exterior, havia até espaço para subir.
O preço do petróleo está em alta no mercado internacional, atingindo o maior pico em dois anos com a expectativa de alta no consumo de combustíveis com o avanço da vacinação. Só não pressiona mais os combustíveis no Brasil porque o dólar caiu nas últimas semanas com alta de juro pelo Banco Central e bom resultado do PIB nacional no primeiro trimestre..
Na bomba, a gasolina vem sofrendo pressão do etanol anidro. O atraso da safra de cana de açúcar reduziu a oferta do produto que é misturado obrigatoriamente à gasolina. Uma melhora deve ocorrer a partir da segunda metade de junho. Nesta semana, distribuidoras já anunciaram novo aumento para os postos.
Política de preços
É o segundo reajuste sob a gestão de Joaquim Silva e Luna, que tomou posse em 19 de abril. Ele foi indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, após divergências com a política de preços de combustíveis da administração anterior, comandada por Roberto Castello Branco. Ao assumir, Luna disse que buscará reduzir a volatilidade dos preços de combustíveis sem desrespeitar a paridade de importação. No comunicado de hoje, a Petrobras informa que é importante reforçar o posicionamento da Petrobras "que busca evitar o repasse imediato para os preços internos da volatilidade externa causada por eventos conjunturais."
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.