Startup de tecnologia, a Netspaces quer digitalizar, até o final do ano, cem imóveis em Porto Alegre. Para cumprir a meta, já começou o processo, digitalizando duas salas comerciais no Edifício Santa Cruz, no centro da cidade. Mas o que significa isso? Na prática, é transformar um imóvel em um código, chamado de token, e registrá-lo em blockchain, tecnologia que avançou puxada pelo bitcoin. Fica uma espécie de livro contábil virtual que pode ser usado para registrar e validar transações de ativos pela internet. O código do imóvel é adicionado às escrituras tradicionais, que seguem arquivadas em cartório.
— Na escritura no cartório, há uma observação indicando qual o token deste imóvel. A partir dele, que é acessado online, é possível verificar quem é o proprietário, as características do imóvel e seu histórico. E quando um dono quiser vender o ativo, ele só precisa vender a propriedade do código — explica o CEO Andreas Blazoudakis, empresário gaúcho que já esteve à frente de empresas como Móvile, iFood e Delivery Center.
A Netspaces também desenvolveu uma plataforma para facilitar a venda. Pelo site, o dono pode ver sua carteira de imóveis e vendê-los, transferindo os códigos pelo próprio site. Para garantir a segurança no processo, há etapas de checagem e de testemunhas.
— Além disso, como trata-se de um código, posso vender só uma porcentagem do imóvel. Se o cliente quiser vender 30% do imóvel e continuar cobrando 70% do valor do aluguel, ele pode — comenta.
Ele garante que todo o processo de transferência e venda do imóvel digital foi construído dentro da lei com um time de especialistas em direito. Além disso, a própria Netspaces tem um documento regulatório com mais de 30 páginas para segurança legal da aquisição. Importante destacar que, no cartório, a propriedade fica em nome da Netspaces, e a empresa emite um certificado de propriedade para os donos.
Além de digitalizar os imóveis e criar a plataforma para comercialização, a Netspaces também pode, caso seja interesse do cliente, colocar os imóveis cadastrados em sites de locação.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.