A prestação maior do financiamento imobiliário tem assustado leitores que optaram pela pausa nos pagamentos autorizada pela Caixa Econômica Federal (CEF) ainda em 2020. O aumento depende de cada caso, especialmente pela quantidade de parcelas que faltavam. É bom checar os valores, claro, mas é importante lembrar que o banco avisou que o valor das prestações iria para o saldo devedor, sendo, então, dividido e somado aos pagamentos que faltavam. Não houve um alongamento no prazo do financiamento, como alguns mutuários acharam.
Além disso, aumentou o valor sobre o qual incidem os juros cobrados pelo banco no empréstimo. Isso significa, também, que o mutuário pagará ainda mais pelo imóvel, que já tem seu valor bastante aumentado quando é adquirido por meio de um financiamento. Na época, a coluna trouxe simulações e sugeriu que as pessoas aderissem à suspensão somente se não pudessem mesmo pagar a prestação, pois os problemas gerados pela inadimplência seriam piores. Mas o que se pode fazer agora?
Uma opção é a portabilidade, quando se leva o financiamento para outra instituição financeira que ofereça melhores taxas. No entanto, os relatos que a coluna recebe apontam que é mesmo difícil encontrar juro mais baixo do que o oferecido pela Caixa Federal.
Outra alternativa é reduzir o saldo devedor, o que pode diminuir a parcela e também o valor final do financiamento porque reduz a quantia sobre a qual será aplicado o juro. Isso pode ser feito, por exemplo, usando o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para abater a dívida do imóvel.
- Difícil fugir, mas não custa buscar a renegociação dos juros. É possível que tenhamos desavisados que ainda estão pagando juros altos - complementa a planejadora financeira Leticia Camargo.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.