Ao contrário do Estado, que conseguiu manter saldo positivo entre demissões e contratações, Porto Alegre fechou 251 empregos com carteira assinada em abril de 2021. Foi o primeiro resultado negativo após sete meses de criação de postos de trabalho. A Capital ainda não tinha conseguido recuperar as vagas perdidas no baque que o mercado de trabalho sofreu nos primeiros meses da pandemia em 2020.
Construção e indústria tiveram fechamento de empregos no mês. Os piores resultados foram em obras de infraestrutura e na indústria de água, esgoto e gestão de resíduos. Já comércio e serviços contrataram, com destaque positivo para atividades de informação e financeiras. Os dados são do Caged, cadastro divulgado mensalmente pelo Ministério da Economia.
Vagas geradas ou fechadas em Porto Alegre em abril nos setores:
Construção: -387
Indústria: -258
Agropecuária: -2
Comércio: +151
Serviços: +245
No acumulado de janeiro a abril, no entanto, Porto Alegre ainda fica no positivo. São 3.373 mais contratações do que demissões no período.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.