O comércio está aberto e a circulação de pessoas aumentou bastante no Rio Grande do Sul, mas a internet segue firme como terceira opção de local de compra de presentes de Dia dos Namorados. Segundo a pesquisa da Fecomércio-RS, ela foi apontada por 17,1% dos entrevistados. Fica atrás, ainda, das lojas do centro (48,8%) e do shopping (24,2%). Mas está na frente de centros comerciais, lojas de bairro, ambulantes, revendedores e supermercados.
Em 2019, antes da pandemia, a internet ficava em quinto lugar, citada por apenas 4,9% dos entrevistados. Ou seja, mais do que triplicou a preferência. A Fecomércio-RS destaca a presença de consumidores de alta renda nas vendas pela internet. Entre os motivos, certamente estão o hábito adquirido e a preferência por manter o distanciamento enquanto ainda se enfrenta a covid-19.
Lembrando que vender pela internet não exige, necessariamente, ter um site ou uma plataforma específica. Muitos pequenos negócios colocaram como opção para os seus clientes outros canais digitais, com destaque para o WhatsApp. Grandes redes de varejo, claro, têm investido com força no e-commerce. Inclusive, trazendo seus centros de distribuição para o Rio Grande do Sul com o objetivo de agilizar entregas.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.