Começa a ser paga nesta terça-feira (25) a antecipação do 13º salário de 2021 dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O valor será depositado em duas vezes para os beneficiários. A primeira metade entra na competência maio, que termina de ser quitada em 8 de junho.
É possível conferir o extrato pelo aplicativo Meu INSS, que pode ser baixado tanto em aparelhos com aplicativo Android quanto com iOS. Depois, é necessário fazer o login com CPF e senha do beneficiário. Feito isto, deve ser selecionada a opção "Extrato de Pagamento". Os detalhes dos vencimentos podem ser conferidos clicando na seta que fica ao lado do valor e do período de competência.
Quem tem direito: pessoas que receberam auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão. Se o benefício foi cessado antes de 31 de dezembro de 2021, será pago o valor proporcional do abono. A primeira parcela do 13º salário corresponde a 50% do valor do benefício. Na segunda parcela, porém, pode haver desconto do Imposto de Renda.
Já a segunda metade do 13º ficou para a competência de junho, com pagamento de 24 de junho a 7 de julho. As datas variam de acordo com o valor da aposentadoria, pensão ou auxílio e o número final do benefício, sem considerar o dígito. Confira o calendário:
- 1ª parcela do 13º do INSS:
Benefícios até um salário mínimo:
Final 1: 25 de maio
Final 2: 26 de maio
Final 3: 27 de maio
Final 4: 28 de maio
Final 5: 31 de maio
Final 6: 1º de junho
Final 7: 2 de junho
Final 8: 4 de junho
Final 9: 7 de junho
Final 0: 8 de junho
Benefícios acima de um salário mínimo:
Final 1 e 6: 1º de junho
Final 2 e 7: 2 de junho
Final 3 e 8: 4 de junho
Final 4 e 9: 7 de junho
Final 5 e 0: 8 de junho
- 2ª parcela:
Benefícios até um salário mínimo:
Final 1: 24 de junho
Final 2: 25 de junho
Final 3: 28 de junho
Final 4: 29 de junho
Final 5: 30 de junho
Final 6: 1º de julho
Final 7: 2 de julho
Final 8: 5 de julho
Final 9: 6 de julho
Final 0: 7 de julho
Benefícios acima de um salário mínimo:
Final 1 e 6: 1º de julho
Final 2 e 7: 2 de julho
Final 3 e 8: 5 de julho
Final 4 e 9: 6 de julho
Final 5 e 0: 7 de julho
A medida autorizada à Previdência Social pelo governo federal injetará antecipadamente R$ 52,7 bilhões na economia do país. Aqui no Rio Grande do Sul, serão R$ 3,3 bilhões no total, estima a Associação Gaúcha do Varejo (AGV).
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.