Finalmente autorizada pelo governo federal, a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de 2021 injetará R$ 3,3 bilhões na economia do Rio Grande do Sul. A estimativa foi enviada à coluna pelo presidente da Associação Gaúcha do Varejo (AGV), Sérgio Galbinski, considerando a participação do Rio Grande do Sul no PIB nacional. O Ministério da Economia informou que a medida totalizará o pagamento de R$ 52,7 bilhões para beneficiários da Previdência Social no país todo.
- A antecipação vem em ótimo momento. O inverno se aproxima e, no ano passado, os consumidores não compraram vestuário pesado, como malhas e casacos, pois as lojas "não essenciais" estavam fechadas. Como este dinheiro vem para pessoas que já estão vacinadas, poderão quitar dívidas e ir às compras - projeta o empresário. Lembrando que o varejo de confecções foi um dos mais afetados pela queda nas vendas com o isolamento social.
Nesta quarta-feira (4), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o decreto que autoriza a antecipação do 13º. A medida era aguardada há meses. Assim como em 2020, o valor será pago em duas vezes. A primeira metade entra na competência maio, com pagamento da primeira parcela de 25 de maio a 8 de junho. A segunda metade do 13º ficará para junho, com pagamento de 24 de junho a 7 de julho. Veja aqui o calendário: Autorizada antecipação do 13º de aposentados do INSS; veja o cronograma
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.