Aproveitando a onda das compras pela internet, sugiro a você que conheça o sistema de cashback. A tradução é "dinheiro de volta". O sistema é usado nos Estados Unidos há muitos anos, mas chegou ao Brasil bem depois. A ideia é devolver ao consumidor parte do que foi gasto com a compra, o que não deixa de ser um desconto.
Aqui no Brasil, nós temos o Méliuz como o site mais conhecido. Você se cadastra e, sempre que for fazer uma compra, acessa o site a partir do link do Méliuz, onde também costumam ser listados cupons de desconto. Não tem custo algum. Quando tiver acumulado R$ 20 ou mais, pode pedir o resgate direto para a sua conta bancária. Eu uso há anos e já peguei mais de R$ 3 mil de volta, considerando que uso o site para comprar de passagem aérea a itens de farmácia.
Há outras formas de cashback, que também são usadas como ferramentas pelas empresas para fidelizar o cliente. Nestes casos, não há devolução de dinheiro, mas de créditos para compra futura no mesmo local. Essa forma já não me atrai muito porque engessa o consumidor. Aliás, não é só na internet que se usa. Algumas lojas físicas implementaram o sistema também. Inclusive, postos de combustível.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.