E, finalmente, a Starbucks terá cafeterias no Rio Grande do Sul. A famosa marca norte-americana pretende começar com uma unidade na Rua dos Andradas, no centro de Porto Alegre. A informação será oficializada e detalhada nos próximos dias, mas deve ocupar uma área com fluxo grande de pessoas.
Já há planos para outra cafeteria no bairro Moinhos de Vento, além de unidades na zona sul de Porto Alegre e nos shoppings. Como uma fonte disse à coluna, o planejamento inclui "Porto Alegre inteira". Mas a Starbucks não deve ficar restrita à capital gaúcha, não. A serra gaúcha também está no radar.
Em 2018, a operação brasileira da Starbucks foi comprada pela SouthRock Capital, empresa de investimentos em participações. Na ocasião, o fundador da SouthRock, Ken Pope, disse que pretendia crescer em novos mercados, citando a Região Sul. Um ano depois, abriu cafeterias em Florianópolis (SC). Enquanto isso, o Rio Grande do Sul aguardava, mas a espera, ao que tudo indica, terminará em breve.
Ainda sem as cafeterias, os produtos das Starbucks começaram a ser vendidos nos supermercados do Rio Grande do Sul em 2020. Isso fez parte de um acordo global com a Nestlé. A gigante suíça dos alimentos pagou US$ 7,15 bilhões pelo direito perpétuo de vender Starbucks fora das cafeterias.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.