No Interior, o varejo de alimentos também está em expansão. A rede Supermercado Lanz abriu a sua quinta unidade em Igrejinha, no Vale da Paranhana. A loja tem 800 metros quadrados, criou 40 empregos e fica no centro da cidade, onde antes ficava uma operação do Dia, rede espanhola de supermercados que deixou o Rio Grande do Sul no ano passado.
A sócia Muriel dos Reis destaca que é uma loja premium para a rede. Ela se diferencia bastante das demais, que têm a característica "de vizinhança". Como destaque, a adega de vinhos e também o espaço para venda de cereais a granel, que lembra lojas de produtos naturais.
O Super Lanz foi criado há 54 anos. No início, era ainda um armazém de secos e molhados. O controle da empresa segue familiar.
- O nosso Vô Werno fazia escambo indo para a Capital com o seu caminhão com produtos cultivados pelos colonos daqui, como galinha viva, ovos, batatas, bergamotas, laranjas e aipim. Ele entregava em um armazém na (Avenida) Assis Brasil e trazia de lá sal, açúcar, farinha de trigo, cimento, ração e azeite.
O negócio foi crescendo e logo a esposa de Werno, a "Vó Kerty", e os filhos Remi e Marlize começaram a ajudar. Surgiu daí o Lanz, o "súper da família". Hoje, a empresa conta com a mãe e os seus dois filhos na sociedade e é administrada pelo neto Ezequiel Stein. A rede emprega 150 pessoas nas cinco lojas, incluindo um atacado chamado de "Pexinxa". A coluna perguntou a Muriel de quem foi a ideia do nome
- Do meu irmão Ezequiel.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.