Depois de ter levado um bom número de meses para voltar ao patamar pré-pandemia, a indústria gaúcha teve uma queda tão forte em março, que fez com que o indicador retrocedesse significativamente. Sobre fevereiro, o recuo foi de 7,3%, segundo o monitoramento do IBGE. Com isso, o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) calcula que a produção industrial gaúcha voltou a ficar abaixo de fevereiro de 2020, mês anterior à pandemia ter sido declarada. O patamar tinha sido recuperado somente em novembro do ano passado.
"O Rio Grande do Sul voltou a ficar 1,3% abaixo de fev/20, mas devido à intensidade das perdas de fev-mar/21, pois até janeiro superava o pré-pandemia em 8,7%.", acrescenta o Iedi.
Além do Sul, o Iedi viu retrocessos também nas indústrias do nordeste do país. Em parte, o instituto vê impacto da interrupção do auxílio emergencial, que foi retomado em abril. Em março, boa parte do mês foi marcada por novas restrições ao comércio. No entanto, sabe-se que se agrava a falta de insumos, o que provoca um aumento forte de preços. Indústrias reduzem ou até suspenderam produção por esse motivo. Muitas aproveitaram, inclusive, a situação mais grave da pandemia no período para essa tomada de decisão. O repasse de custos tem sido difícil, relatam diversos empresários à coluna.
Melhores desempenhos do trimestre na indústria do RS, que cresceu 12,3% nessa comparação:
- máquinas e equipamentos +55,7%
- outros produtos de metal +33,9%
- produtos de fumo +29,5%
Piores desempenhos:
- coque de derivados de petróleo e de biocombustíveis -6,7%
- veículos automotores, reboques e carrocerias -5,2%
- produtos alimentícios -1,4%
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.