Mesmo com o anúncio da compra pelo Carrefour, lojas do Nacional seguiram em reforma e passarão a receber clientes nesta semana "repaginadas". São 15 supermercados no Rio Grande do Sul. O programa está sendo chamado de "Super Nova Geração" pelo Grupo Big, que, por enquanto, ainda é a holding dona das marcas.
Uma das unidades fica em Porto Alegre, no Praia de Belas Shopping. A coluna esteve nesse supermercado e ficou surpresa com a mudança. Os corredores estão mais largos, e a área de hortigranjeiros ficou mais aberta e arejada. A loja como um todo está mais clara e iluminada.
As demais se espalham por Região Metropolitana, Vale do Sinos e Serra (veja a lista de municípios no pé desta coluna). Uma delas, em Guaíba, tinha sido até transformada em Walmart antes de a gigante norte-americana ter vendido a operação brasileira para o fundo de investimentos Advent, que agora fechou negócio com o Carrefour.
No final de marco, o grupo francês anunciou o acordo para compra por R$ 7,5 bilhões do Grupo BIG. O negócio ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o que deve ocorrer só em 2022. No entanto, os executivos disseram que pretendem manter a marca Nacional pela sua relevância no mercado local, onde o Carrefour quer aumentar sua penetração. Ao logo, deve ser acrescentado o "C" estilizado da compradora. Já a marca Big, dos hipermercados, será extinta. Saiba mais: O futuro das marcas e dos supermercados BIG e Nacional comprados pelo Carrefour
Municípios onde ficam os supermercados do Nacional que estão sendo reformados:
Porto Alegre - 1 supermercado
Cachoeirinha - 1 supermercado
Guaíba - 2 supermercados (um deles já tinha sido transformado em Walmart)
Montenegro - 1 supermercado
Barra do Ribeiro - 1 supermercado
Viamão - 1 supermercado
Gravataí - 2 supermercados
São Leopoldo - 1 supermercado
Sapucaia do Sul - 1 supermercado
Esteio - 1 supermercado
Novo Hamburgo - 1 supermercado
Canoas - 1 supermercado
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.