O governador Eduardo Leite cogita autorizar que o comércio chamado de não essencial possa abrir no próximo sábado (3), o que ainda tem potencial de estimular as vendas de Páscoa. Questionado pela coluna no início da manhã desta quinta (1º), ele informou que considera, sim, a possibilidade. Leite acrescentou que o assunto será avaliado no gabinete de crise, que terá reunião ao longo desta manhã.
O pedido pela abertura foi feito na terça (30) pela Associação Gaúcha do Varejo (AGV), conforme noticiou a coluna na ocasião. A sugestão do presidente da entidade, Sérgio Galbinski, chegou a incluir a proposta de uma compensação, com o fechamento das lojas na segunda-feira, o que não necessariamente será preciso. Ao fazer a solicitação, o empresário ressaltou ao governador de que poderia haver uma aglomeração nas lojas hoje, já que amanhã é feriado nacional.
Pela regra atual da bandeira preta, mesmo em cogestão, o comércio chamado de não essencial não pode abrir aos sábados até o dia 4 de abril.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.