A poupança está rendendo uma miséria, o que tem deixado vários leitores inquietos. Então, hoje eu trago uma das alternativas possíveis para o seu dinheiro. Ela é tão ou mais segura do que a caderneta e tem um rendimento melhor. São os títulos do Tesouro Nacional, que podem ser comprados pela plataforma do Tesouro Direto. É como emprestar dinheiro ao governo federal e ser pago por isso, claro. Procure instituições financeiras que tenham zerado a taxa de administração para esse tipo de investimento e você pode fazer a movimentação direto no site mantido pelo governo.
Junto com o sócio da Quantitas Asset Rogério Braga, a coluna sugere, em especial, três títulos entre os vários que são negociados:
1 -Tesouro Prefixado (antigo LTN) com vencimento em 2024: ele corre algum risco se a inflação subir, mas a rentabilidade não fica ruim. Está com uma taxa superior a 8%.
2 - Tesouro Selic (antiga LFT) com vencimento em 2027: ele oscila menos do que o prefixado. Está pagando Selic mais 0,3% aproximadamente.
3 - Tesouro IPCA (antiga NTN) 2035: oscila mais, mas sempre pagará mais do que a inflação, já que está vinculado a ela mais um juro definido na hora da compra do papel. O rendimento tem sido o IPCA mais um juro acima de 4%.
Em tempo, para garantir a rentabilidade informada na hora da compra, é preciso ficar com o investimento até o vencimento. Mas você pode vender antes disso, claro, só que receberá o que o mercado está pagando por ele no dia, o que, às vezes, também é um bom negócio.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.