A prefeitura de Igrejinha, no Vale do Paranhana, está finalizando a adaptação do seu plano de fiscalização das regras do distanciamento controlado. A equipe municipal avisou a coluna após a publicação de hoje com o alerta do governador Eduardo Leite de que novas liberações do comércio estão condicionadas ao comprometimento das prefeituras com a fiscalização: "Depende do comprometimento das prefeituras na fiscalização", diz Leite sobre novas liberações ao comércio
Para cumprir o determinado no decreto estadual, Igrejinha colocará agentes comunitários de saúde para auxiliar na fiscalização. Isso afasta novos custos no momento. Segundo a prefeitura, eles são profissionais bem vistos nas comunidades e levarão orientação a pontos onde a fiscalização não teria como chegar. Eles passam o dia pelas ruas, visitando residências e conhecendo a realidade do local.
O Estado está exigindo dos municípios um fiscal para cada 2 mil habitantes. O governador pediu que os municípios apresentassem seus planos adaptados até esta quinta-feira (8), quando uma reunião do gabinete de crise decidirá sobre novos relaxamentos para atividades econômicas. Entre as informações solicitadas, estão os funcionários, horários e formas de fiscalização. Igrejinha irá, inclusive, indicar o nome de cada profissional que atuará no processo.
Mais medidas de crise
Igrejinha tem sido notícia em GZH por outras medidas contra a pandemia e também contra o impacto dela na economia. A prefeitura ajudará a bancar os salários de 500 funcionários de micro e pequenas empresas a partir de abril. No ano passado, já tinha auxiliado no pagamento de aluguéis de negócios afetados pela crise e lançado um programa incentivando compras na cidade em 2020.
Em março, o prefeito Leandro Horlle conseguiu aprovar na Câmara de Vereadores a ajuda para bancar salários de funcionários de microempresas e de microempreendedores individuais atingidos pelas restrições da bandeira preta. Serão beneficiados o comércio não essencial, além de restaurantes, lancherias, sorveterias, bares, escolas de idioma, música, esportes e dança, cursos de formação, serviços de educação física (como academias e similares) e de higiene pessoal (cabeleireiros e barbeiros).
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.