O preço dos combustíveis será reduzido neste sábado (1º) nas refinarias. A decisão está sendo comunicada nesta manhã pela Petrobras. Tanto para a gasolina quanto para o diesel, o corte será de pouco mais de cinco centavos:
Gasolina: -R$0,0529
Diesel: -R$0,0556
Porém, considerando a paridade internacional, não havia espaço para a redução agora da gasolina. O preço na refinaria brasileira está cerca de 10% abaixo do mercado internacional. Isso pode provocar receio no mercado financeiro, considerando que é o primeiro ajuste de preços após a mudança atribulada no comando da Petrobras. Joaquim Silva e Luna assumiu presidência em 19 de abril após indicação do presidente Jair Bolsonaro, que criticou publicamente o presidente anterior Roberto Castello Branco após fortes elevações de preços em fevereiro.
No caso do diesel, a queda desta semana será de 1,81%. Essa é a terceira redução no preço do combustível no ano. Desde janeiro, ele acumula seis altas, somando 34,1%. Já na gasolina terá redução de 1,89%. Essa é a terceira retração no preço desde janeiro. A gasolina teve ainda outras sete altas no ano e acumula aumento de 40,7%.
Uma pressão forte que estão ocorrendo sobre o preço da gasolina vem da escassez de etanol. O atraso na safra provoca falta do produto, aumento nos valores e até racionamento nas vendas das distribuidoras aos postos. O etanol anidro tem que, obrigatoriamente, ser misturado à gasolina.
Acompanhe mais informações.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.