Com as obras de urbanização finalizadas agora, o Bairro Quartier entrega uma parte importante do empreendimento construído em 30 hectares no centro de Pelotas. A área foi chamada de Boulevard Quartier, um conjunto de três praças centrais que ocupam um hectare e contam com ciclovias, equipamentos de ginástica e equipamentos para crianças, jovens e terceira idade. Já começam a ser realizados eventos, como feira orgânica semanal, práticas de ioga, pilates e treinamento funcional, além das quadras esportivas.
O Quartier foi planejado pelo Escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados e desenvolvido pela Joal Teitelbaum em parceria com a Terrralune. Fica perto, por exemplo, do Stok Center, loja de atacarejo da Comercial Zaffari, da Havan, de um hospital e de uma faculdade. Segundo o diretor Claudio Teitelbaum, o bairro planejado já tem três lançamentos imobiliários. A previsão é de que, em 30 meses, mais de mil pessoas estejam morando no local.
— Os grandes lançamentos são o Art Home & Work, da Porto 5; o Viver, da Roberto Ferreira; e o The Hall, da Construtora Michelon — lista o executivo.
Também já foi comercializado um "superlote" para uma rede de supermercados. A loja terá a bandeira Guanabara, que desenvolve os projetos para atender o bairro e o entorno. Ainda no primeiro semestre, serão lançados o "Food Hall", como são chamados atualmente espaços com operações de alimentação, e um centro de inovação.
O projeto foi realizado com recursos privados, por meio de desenvolvedores e investidores. A fase de desenvolvimento, projeto, conceituação, obras e manutenção recebeu investimento de R$ 40 milhões. O valor geral de vendas (VGV) projetado pode chegar a R$ 2 bilhões, criando, a cada ano do projeto, 200 empregos diretos e outros 800 indiretos.
O projeto imobiliário foi lançado em 2014. Na ocasião, a previsão era de que ficasse totalmente pronto em 10 anos. Ele inclui 3 mil unidades habitacionais, shopping de rua, hotel e um palco coberto de grama para espetáculos ao ar livre.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.