A coluna vem monitorando o andamento das negociações para que a abertura do comércio aos sábados se torne permanente. Presidente da Associação Gaúcha do Varejo (AGV), Sérgio Galbinski disse à coluna que a última proposta que fez ao governador foi para um atendimento de clientes em horários opostos. No caso das lojas de rua, a sugestão é para funcionar das 8h às 14h. Já para os shoppings, a proposta é para abertura das operações das 14h às 20h.
- O sábado é muito relevante. No caso das lojas de rua do Interior, principalmente, as vendas ocorrem mais pela manhã. Nos shoppings, é à tarde. Seria mais um passo na liberação - explicou o empresário à coluna.
A decisão do governador Eduardo Leite de liberar o comércio no último sábado (3) considerou um pedido da AGV, conforme a coluna noticiou ainda na semana passada. Mas o governador enfatizou que foi uma decisão pontual e que novas reuniões nesta semana definirão as próximas regras do distanciamento controlado.
Lembrando que foram estendidas até 9 de abril as restrições especiais de horário para todas as atividades entre 20h e 5h. Elas terminariam ontem, domingo (4). A expectativa é grande. O sábado é, tradicionalmente, o principal dia da semana para vendas. Ao mesmo tempo, o centro de Porto Alegre cheio preocupa.
À coluna, Galbinski diz ser importante a abertura, em especial, para as vendas de roupas de inverno. Lojas de confecções estão com os piores desempenhos nos indicadores de comércio.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.