As ações da Lojas Renner operam com alta superior a 5% nesta sexta-feira (16). É uma valorização bem acima do normal para a companhia, que tem sede em Porto Alegre e capital aberto na bolsa de valores de São Paulo. O motivo são rumores que ganham força no mercado de que a gigante do varejo vá fazer uma captação superior a R$ 4 bilhões com uma oferta de ações. A quantia é alta, ainda mais considerando que o valor total de mercado da rede é de pouco mais de R$ 30 bilhões.
Os investidores, agora, tentam descobrir que destino seria dado ao dinheiro. Chegou a se comentar com força sobre a possibilidade de compra de operações da C&A, o que já provocou alta de 15% nas ações desta varejista. Também se falou em Marisa, o que já valorizou os papéis em 10%. A coluna procurou a Renner, que disse que não se manifestaria sobre rumores de mercado.
Atualização: após esta coluna ter sido publicada, houve o envio pela Renner de um fato relevante ao mercado confirmando a intenção:
"(...) confirma aos seus acionistas e ao mercado em geral que foram engajados determinados assessores financeiros e está sendo avaliada a possibilidade de realizar uma oferta pública de distribuição primaria com esforços restritos de ações de sua emissão, nos termos da Instrução da CVM nº 476, de 16 de janeiro de 2009. Não obstante, não há, nesta data, definição final quanto à realização da referida oferta, sua estrutura, destinação de recursos ou volume."
- A Renner é o benchmark do setor de varejo de vestuário no Brasil. A sinalização de que ela pode buscar captar dinheiro para novos projetos atrai naturalmente os investidores, em um mundo em que há muito dinheiro disponível, com poucos projetos interessantes para se investir - analisa Wagner Salaverry, sócio da Quantitas Asset.
Outra varejista movimentou o mercado financeiro nesta semana. A Hering, de confecções, informou ter recusado a oferta de compra feita pela Arezzo&Co, que atua com calçados e acessórios. Relembre: Hering disse "não" para empresa com sede em Campo Bom
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.