As transportadores do Rio Grande do Sul querem suspensão temporária do pagamento do ICMS, tributo cobrado da circulação de mercadorias, e da cobrança das parcelas do IPVA, imposto dos veículos. O pedido foi encaminhado em uma carta ao governador Eduardo Leite nesta segunda-feira (8), assinada pela Federação das Empresas de Transporte do Rio Grande do Sul (Fetransul).
O documento, ao qual a coluna teve acesso, cita a calamidade pública provocada pela pandemia e argumenta que a medida é necessária para manutenção de empregos e negócios. Pede, ainda, que as empresas tenham certidão negativa de débito para acessar crédito nos bancos. A carta é assinada por Afrânio Kieling, presidente da Fetransul. A entidade informa representar 13 mil transportadoras gaúchas.
Nesta segunda-feira (8), a coluna noticiou em primeira mão a ampliação de prazos para pagamento do ICMS concedida ao comércio atingido pelas restrições mais severas da bandeira preta. Confira: Empresas afetadas por restrições terão mais prazo para pagar ICMS no RS
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.