Mais do que nunca, leitores, é hora de comprarmos do comércio local. E por delivery! Com o caixa já estrangulado, o varejo não essencial está fechado na bandeira preta, mas pode fazer telentrega. Adotando a opção, você se expõe menos ao coronavírus e já ajuda a reduzir a circulação, o que acaba por proteger também os trabalhadores que precisam sair à rua, que também estão na nossa lista de heróis dessa pandemia. Cogite a compra online até mesmo de supermercados, feiras de hortigranjeiros e farmácias. Eles podem abrir, mas quanto menos clientes presenciais tiverem, melhor. Há opções aos montes, que estou sempre divulgando em GZH.
Além disso, também dá para economizar. Fica mais fácil comparar preços sem precisar bater perna de loja em loja. Entre nos sites das lojas da sua rua, do seu bairro, do shopping que você frequenta. Pegue o contato e mande mensagem pelo WhatsApp pedindo preços e até catálogos. Consulte também as redes sociais dos comerciantes, onde vários têm anunciado promoções. Há ainda os aplicativos bem conhecidos que vendem de hambúrguer ao rancho do súper, reunindo em uma mesma plataforma o delivery de várias empresas.
Fazendo isso, de quebra, você ainda ajuda os pequenos empresários da sua cidade. Não estou falando que as grandes empresas não são importantes. Claro que são! Geram muitos empregos e movimentam uma cadeia econômica incrível. Mas elas costuma ter mais fôlego no caixa, conseguindo sobreviver com mais facilidade a mais um fechamento.
E se você pretende vender pela internet, confere aqui: Quer vender pelo WhatsApp? Não faça essas cinco coisas
Aproveite também as dicas dos nossos leitores na provocação que a coluna fez nas redes sociais:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.