Gerida por um fundo de investimento do BTG, a Inspira Rede de Educadores tem 21 escolas, que somam 51 unidades e 26 mil alunos. Entre elas, está o Colégio João Paulo I - Higienópolis, em Porto Alegre. A instituição evita falar em "compra", dizendo que o termo correto é "parceria" para o acordo fechado ainda em 2020, que incluiu a gestão administrativa e pedagógica.
O banco BTG fez um aporte de R$ 350 milhões na rede de colégios. Isso permitiu aquisições ao longo de 2020 e abre espaço para novos negócios em 2021. Aliás, com as compras, a Inspira passou a ficar entre os maiores grupos de colégios privados do país. Em entrevista ao jornal Valor, o CEO da rede, Andre Aguiar, disse que a estratégia é comprar 100% das escolas, mas oferecer participação nas ações da holding aos fundadores.
Os valores envolvidos na negociação com o João Paulo I não foram informados. A instituição busca enfatizar que a proposta pedagógica do colégio permanece a mesma.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.