Em abril do ano passado, um mês após o começo da pandemia, a coluna entrevistou Peter Furukawa, CEO da Lojas Quero-Quero. No meio de tanta incerteza, um dos destaques foi ele ter prometido que manteria os 6 mil empregos. Só que a empresa fez mais, abrindo mil novos postos de trabalho, chegando, agora, a 7 mil funcionários. O número está logo no início do balanço financeiro da rede gaúcha, que abriu capital desde então, passando a ter ações negociadas na bolsa de valores.
A companhia abriu 50 lojas em 2020, fechando o ano com 395 unidades. O setor sentiu o impacto inicial da covid-19, mas, no decorrer da pandemia, o varejo de material de construção passou a ser considerado comércio essencial, não entrando nas restrições mais severas. Isso permitiu que fosse mantido o plano de expansão da Quero-Quero, que já estava previsto para o ano.
A ideia é seguir com a expansão em 2021. Em janeiro e fevereiro, foram abertas três unidades. A empresa mantém o foco em pequenas e médias cidades do interior dos estados. Há 250 cidades na região sul onde a Quero-Quero ainda não tem lojas, mas avalia serem mercados interessantes. São Paulo e Mato Grosso do Sul também estão no radar e estão sendo visitados. Junto com esses dois Estados, o número de municípios de interesse sobe para 354.
O lucro líquido saltou 118,8% no quarto trimestre de 2020 em relação a igual período de 2019, para R$ 34 milhões. A cifra, segundo a empresa, foi resultado da performance de vendas aliada à alavancagem operacional. Já a receita líquida somou R$ 502 milhões, elevação de 28,5%, impulsionado pelo crescimento de 38,6% da atividade de varejo. A Quero-Quero também atua no segmento financeiro.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.