Na pandemia , o uso do celular foi o que mais cresceu entre a população com mais de 50 anos no Sul do país. Isso aconteceu para 54% dessas pessoas, estima pesquisa feita pelo banco digital Agibank em parceria com a consultoria Núcleo 60+. Esse público é alvo do banco, que foi criado no Rio Grande do Sul como Agiplan e, depois, transferiu a sede para São Paulo. Conforme alguns resultados enviados à coluna, a pesquisa indicou também que 91% desse público possui celular ou smartphone e 81% tem acesso à internet pelo dispositivo.
Sobre a vida financeira, o cartão de débito ou crédito foi a forma mais usada por eles, citado por 45% dos entrevistados dessa faixa etária. Entre os mais jovens, cai para 33%. Outro destaque foi que 31% dos 50+ da região Sul costumam sacar toda a renda para usar o dinheiro em espécie ao longo do mês, significativamente acima da média nacional, de 26%.
No relacionamento com as instituições financeiras, houve equilíbrio entre os meios digitais e físicos. O uso do caixa eletrônico da agência apareceu em primeiro lugar, para 18%, seguido pelo uso do aplicativo do banco no celular, com 17%. Segundo o banco, isso reforça que ainda há diversificação dos meios usados pela população mais velha.
Sobre canais de compra, 21% aumentaram o consumo online. Mas os serviços de delivery tiveram uma expansão ainda tímida entre os mais velhos. No Sul, apenas 13% apontaram maior uso durante a pandemia. Já na média nacional, o número sobe para 26%.
Sobre o Agibank
Banco criado no Rio Grande do Sul quando ainda se chamava Agiplan, o Agibank está construindo uma sede em São Paulo que está chamando de "campus", conforme noticiado pela coluna ainda em outubro passado. O investimento será de R$ 20 milhões.
- Ela fica em Campinas, ao lado de Viracopos (aeroporto), um hub importante de negócios. Era um movimento pensado há dois anos. Tínhamos dificuldade de trazer pessoas para trabalharem aqui (Porto Alegre), já que São Paulo reúne quem atua no centro financeiro do país - disse na ocasião o CEO, Marciano Testa, explicando a escolha.
Saiba mais na entrevista de Saulo Barbosa, líder de Marketing do Agibank, ao programa Acerto de Contas (domingos, 6h, na Rádio Gaúcha):
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.