A venda do varejo nacional caiu em dezembro, mas ainda fechou 2020 com crescimento de 1,2%, apesar da pandemia. Aqui no Rio Grande do Sul, no entanto, o comércio vendeu menos no ano passado. O recuo foi de 2,2% sobre 2019.
O levantamento é do IBGE. Veja o desempenho pelos segmentos:
Combustíveis e lubrificantes: -9,4%
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios e fumo: +5,4%
Tecido, vestuário e calçados: -28,8%
Móveis e eletrodomésticos: -0,9%
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos +4%
Livros, jornais, revistas e papelaria -34,4%
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação -18,8%
Outros artigos de uso pessoal e doméstico -5,2%
Outro dado calculado pelo instituto é chamado de varejo ampliado, porque acrescenta materiais de construção e veículos. Neste indicador, a queda foi ainda mais intensa, de 5,2% sobre 2019. Veja o desempenho dos dois segmentos:
Veículos, motocicletas, partes e peças -21,6%
Material de construção +8,4%
Dezembro, apesar do Natal, trouxe o segundo mês consecutivo de queda na venda do varejo restrito gaúcho: -3,1% sobre novembro. O recuo, no entanto, ficou abaixo da média nacional, que trouxe queda de 6,1%, bem mais intensa do que era esperado pelo mercado.
A pandemia teve forte impacto em março e abril no comércio. Com a base de comparação muito baixa, o resultado do varejo foi de crescimento de maio até outubro, quando apresentou o maior patamar da série histórica, iniciada em janeiro de 2001, e ultrapassou o patamar pré-pandemia, de fevereiro.
- A queda em dezembro é um reposicionamento natural, já que o patamar estava muito alto com os resultados de outubro e novembro - complementa o gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos.
Outro fator de influência para o resultado nos últimos meses do ano é a inflação dos alimentos, o que trouxe impacto na venda nos mercados, com crescimentos menores e até quedas. Segundo Santos, o comércio em supermercados têm um peso maior para a pesquisa, quase a metade do resultado total.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.